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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

E o tempo vai se esgotando...

Postagem feita por Fred Reis:
 

E o tempo vai se esgotando…

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A idade trás algumas coisas boas e muitas ruins. A falta de paciência e uma delas. Quando o assunto é a compra e venda de motocicletas, tenho ouvido pérolas que me tiram do sério, algumas, dignas de registro.

Em meados de agosto, um conhecido me dizia que não ia comprar a moto agora; iria esperar até dezembro e já pegar uma motocicleta ano/modelo 2012.  Respondi a ele que a ideia era ótima e que se ele esperasse 9 meses e não 4, poderia pegar uma moto ano-modelo 12/13. Continuei dizendo que seria melhor ter ainda um pouco mais de paciência, já que dentro de 15 meses pegava logo uma 13/13. Ora bolas! Poupe-me! Vai deixar de andar de moto e aproveitar o verão para esperar uma moto mais nova? Pura perda de tempo.

Outro dia fui indagado sobre qual era o consumo de um modelo de 800 cm³ super completo. Quando disse que girava em torno dos 18 – 20 km/l, o cara, com uma expressão de espanto, exclamou: “mais é muito!!” Como meu pavio anda curto, respondi: “Ainda bem. Sorte nossa que ela bebe muito, pois se fizesse 40 km/l custaria o dobro.”

Para! Não aguento determinadas contas. Se não quer gastar em combustível, ande de ônibus ou encha o tanque e deixe a moto na garagem. Ao fim de um ano verá o quanto econômica ela foi. Definitivamente não da para ter tudo; alta cilindrada, potência, desempenho e ainda por cima com baixo consumo, nem em ficção científica.

Certa vez me ligaram para saber o preço de uma moto zero km. Respondi prontamente e, em seguida, me perguntaram: “E para vender?”… o cara nem comprou e já quer vender!

Se você pensa assim, é melhor deixar seu dinheirinho quieto no banco ou sentar em cima da grana e esperar ela te levar para passear e curtir lindas viagens.

Quando o assunto é venda de motos semi-novas, aí a coisa piora muito. Costumo dizer que existem 4 preços para uma moto usada. Quanto ela vale, a cotação pela tabela Fipe, quanto o mercado paga e o preço para vender… e geralmente as pessoas querem vender pelo quanto ela vale… quanto vale para o dono, logicamente.

Aí começa a choradeira: “Minha moto é muito nova, tem 5 anos mas andei apenas 3.000 km”. Azar o seu, quem mandou comprar algo e não usar. “Tomo muito cuidado, nunca saio na chuva, troco o óleo a cada 1.000 km e faço todas as revisões na concessionária”. Parabéns por cuidar bem sua moto e, consequentemente, de sua segurança. Se tomou todos esses cuidados por ser zeloso com a máquina, vá lá, mas se fez isso pensando na futura venda e no próximo proprietário, ai é caso de internação.

É o mesmo caso daqueles caras que compram um carro zero e andam com o plástico no banco e no quebra sol. Uma vez indaguei um motorista a razão disso e a resposta foi que “na hora de vender o estofamento vai estar novinho”. Virei-me e fui embora, antes de sugerir que ele fizesse o mesmo com a esposa. Enrolá-la com um filme plástico e não usá-la, assim, quando se separar, ficará mais fácil para ele arrumar outro cara.

Você gasta uma grana, se endivida e anda no seu tão sonhado carro com um plástico empoeirado colando em sua roupa. Pelo amor de Deus!! Faça-me o favor. Anda de ônibus.

Desculpe  a franqueza, mas a moto pode valer muito para você, ter valor sentimental e ter participado de momentos inesquecíveis, mas quem vai comprar não está nem aí. Os cuidados que você tomou e os acessórios que colocou foram para proveito próprio, pois ninguém paga mais por isso. Raríssimos são os casos em que você senta e conversa com o futuro proprietário e o convence do valor de toda esta estória de cuidados e pouco uso.

Depois vem a famosa tabela Fipe. Se você acha que vai pedir o valor indicado nesta tabela, esquece. Já foi a época. Hoje, ela só é utilizada pelas seguradoras em casos de cotação de seguros e de indenizações.

O quanto o mercado paga, é geralmente o valor médio que o pessoal pede nos diversos sites especializados em venda de veículos. Mas lembre-se que todos, sem exceção, anunciam sempre por um valor maior do que realmente o mercado vai pagar.

Aquele preço serve de uma referência média, pois, dificilmente, você vai vender pelo valor anunciado. É um tipo de acordo velado para manter os preços altos a fim de valorizar as mercadorias. O clássico caso de Maria vai com as outras. Se você acha que vale 30 e este preço para você é suficiente e justo, mas vê que todos os anúncios estão por 33, ao invés de você liquidar o caso logo, acaba anunciando junto com a maioria e fica com a moto encalhada e ouvindo propostas indecentes.

E, finalmente, o preço para vender. Se você quer se livrar da moto, virar a página e partir para outra, anuncie abaixo da tabela. Será um bom negócio para você e para quem compra. Não vai haver chateação, vai vender rápido e com toda certeza não vão regatear o preço.

Outra coisa chata é quando o cara quer vender a moto sem ter o trabalho de anunciar e atender os interessados ao telefone e me pede para indicar um lojista. Lógico que o lojista manda um preço lá em baixo, afinal de contas, o cara vive disso. Paga aluguel, funcionários, anúncios, tem os custos da nota de entrada, de saída, transferência da moto para o nome da loja, comissão do vendedor e tem de dar os três meses exigidos por lei de garantia para motor e câmbio. Isso quando não tem que pagar o IPVA e DPVAT integral para poder transferir a moto para o novo proprietário, o que acontece muito quando vira o ano.

Não há mágica. Para se livrar do problema, tem de pagar o preço, ou melhor, aceitar o preço, e quanto mais você demora em decidir se entrega ou não a moto, pior fica. Desapega, parte para outra! E não esqueça que a maioria das financeiras, só aceita motos com até cinco anos de uso.

Não adianta, todo valor tem seu preço e o mercado não perdoa. Tem suas leis de oferta e procura. Se você tirou a moto zero km da loja ela já está desvalorizando e, a cada ano que passa, vale menos. Se você acha que andar pouco e não aproveitar sua moto vai lhe render uma grana a mais lá na frente, está totalmente errado. As marcas vêm e vão sem avisar e sem dó dos consumidores. Novos modelos aparecem a cada bimestre e as promoções e reduções nos preços  são uma constante, por isso, o momento de comprar sua motocicleta é, e sempre foi, o agora

É um jogo de perdas e ganho. Você sempre vai perder dinheiro e sempre vai ganhar bons momentos e muitas lembranças. Ai vai de cada um, avaliar se vale mais a pena a sensação de um bom investimento financeiro ou de um bom investimento em sua saúde, realização e satisfação.

Toda virada de ano risco da minha lista de planos, diversas coisas. Não que as tenha feito, mas que perdi a chance e definitivamente não poderei mais fazê-las. Na época respondi “talvez” e não “sim”, e a vida passou. Meu sábio pai sempre me disse que a vida não é uma taça a ser sorvida e sim uma medida a ser preenchida. Portanto preencha sua vida da melhor forma possível, com belos passeios, paisagens inesquecíveis e boas lembranças.

Deixe de fazer contas e esperar o melhor negócio do mundo aparecer. Pé na estrada! Quando for chamado para a outra dimensão, não poderá negociar: “Poxa, espera virar o ano, assim eu já chego aí 2013/13!

 

 





4 comentários:

  1. Excelente artigo. Toda venda de moto é esse dilema que o autor retratou. O mais importante mesmo é partir para outra e não pensar em perdas, porque com certeza nossa moto só nos deu alegrias enquanto esteve conosco.
    Abraços!

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  2. Olá moçada!!
    Também achei ótimo o texto. Beleza Fred!!
    Vivemos num mundo capitalista e certos valores são colocados à margem do nosso trilhar.
    Cabe a nós trazê-los para o leito da nossa "longa estrada da vida" e sermos mais felizes.
    E por falar em venda, tô vendendo a MCP.
    Perguntinha para o Blog:
    Qual o preço dela?
    A - TF
    B - QMP
    C - PPV
    D - QEV

    Um abraço a todos.

    Fajuto Mor do Asfalto.

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  3. Caro Fajuto do Asfalto Salazar,
    Você poderia nos traduzir as siglas das opções de venda?
    Por acaso seria isto?
    TF - Tô Fora
    QMP - Qualquer M Pô
    PPV - Pago Pra Ver
    QEV - Quem sou Eu Véi?
    Abraços!

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  4. O que é isso Fajuto Magro!!!
    Vc passou como para Redator na ALMG??
    Não sabe interpretar texto não?
    Vá na reportagem postada pelo Fred que vc verá que vc tá "mais por fora do que umbigo de vedete" ou então "mais perdido do que um cachorro que caiu do caminhão de mudança".
    QEV?
    Um abraço a todos.
    Salazar PHD.

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